No dia 25 de novembro, o RNCZ realizou mais um passo importante para o seu percurso, com a 2ª Sessão de Auscultação “Ouvir a Indústria”. Esta sessão decorreu no Instituto Hidrográfico, em Lisboa, e reuniu alguns dos principais atores da Construção, Reparação e Manutenção Naval (CRMN).

O evento contou com a presença de representantes de entidades prestigiadas, tais como: a Associação de Armadores da Marinha de Comércio (AAMC), o Grupo Sousa, o Porto de Lisboa, o Porto de Setúbal e Sesimbra, o Centro de Competência em Economia Azul (C2EA), a APORMAR, a AI Navais, a Universidade do Minho e os Estaleiros Navais de Peniche.
Precedida pela 1ª edição que decorreu no Porto, esta sessão encontra-se inserida num ciclo de quatro sessões, que visam compreender os desafios da indústria naval no que diz respeito à descarbonização, bem como promover um debate sobre o caminho a seguir.
Nesse sentido, o workshop reforçou o compromisso do RNCZ em criar um roteiro colaborativo, que responda às exigências do setor e às metas de descarbonização. Este foi mais um passo na construção de um futuro sustentável e competitivo para a indústria naval portuguesa.
Fique atento! Em breve, o relatório da sessão estará disponível no Repositório.



Com a conclusão desta segunda sessão, o RNCZ dá continuidade à sua missão, preparando novas ações de auscultação noutras regiões do país, que permitirão integrar uma visão nacional coesa e abrangente. O Roteiro Naval Carbono Zero reafirma-se assim como uma iniciativa determinante para a transição energética do setor naval, unindo indústria, academia e outros stakeholders num esforço conjunto pela sustentabilidade e regeneração ambiental.