O projeto RNCZ realizou três workshops de auscultação à indústria naval, no Norte (Porto, na Área Metropolitana de Lisboa (Lisboa) e no Algarve (Faro). Estas sessões permitiram recolher a opinião das empresas do setor sobre a descarbonização, bem como os desafios e as oportunidades relacionadas com a transição
As conclusões indicadas a seguir irão informar o Roteiro de Descarbonização, de forma a aproximar o documento da realidade industrial portuguesa
Tecnologia

As tecnologias mais pertinentes para a descarbonização a curto prazo, em Portugal são:
- motores elétricos
- energia solar em estaleiros para aquecimento e produção de eletricidade
- eficiência energética nas operações
- onshore power supply nos portos
- programas de cálculo de propulsão
- otimização do casco
- reaproveitamento de calor
- filtragem de gases
A longo prazo, deverá ser feita a substituição de combustíveis fósseis, dado que a maior parte das emissões de GEE são produzidas pela operação dos navios. A substituição dos motores é uma escolha dos armadores, que neste momento estão mais focados noutros aspetos de melhoria dos navios.
Fornecimento de energia
Há uma falta de capacidade de fornecimento de energia e a responsabilidade não poderá cair apenas sobre os portos e estaleiros, considerando a idade das infraestruturas e escassez de espaço e financiamento. Estes não têm condições para criar infraestrutura própria de energia renovável (como painéis solares), por falta de capacidade de investimento ou incerteza quanto aos contratos de concessão. Assim, as produtoras de energia devem participar no desenvolvimento de soluções
Embora existam iniciativas de produção de energia offshore em Portugal, a cadeia de valor ainda está subdesenvolvida. A criação de comunidades energéticas poderá ajudar as empresas a ultrapassar barreiras no fornecimento de energia e a reduzir os custos , porém, exige compromisso entre diferentes stakeholders e investimento conjunto.

Financiamento
As empresas sentem dificuldades em obter apoio financeiro e em gerir a liquidez dos seus projetos, dada a demora no pagamento dos fundos
Existem também dificuldades no acesso ao financiamento bancário, já que os empréstimos são muitas vezes condicionados à aprovação de projetos ou à necessidade de ter recursos próprios para cobrir os custos iniciais
Regulação
Existe uma grande dificuldade em contactar com as instituições públicas, incluindo com a Comissão Europeia
Os requisitos de sustentabilidade estão cada vez mais exigentes (ex. CSRD) e podem inclusivamente afetar o acesso a financiamento
A indústria considera que as regulações europeias são excessivamente restritivas e que não existem medidas de proteção, deixando as empresas europeias fragilizadas perante a concorrência externa

Parcerias
- Parcerias com portos e armadores deverão contribuir para uma implementação de soluções integradas de descarbonização
- É necessário estabelecer diálogo com as entidades públicas de âmbito nacional, regional e setorial, no sentido de alinhar as regulações e políticas públicas com a realidade da indústria
- Colaborar com a academia permitirá acelerar a implementação de soluções inovadoras
